07 outubro, 2010

Portugal: religiosas preparam beatificação de Maria Clara



LISBOA, quarta-feira, 6 de outubro de 2010 (ZENIT.org) - A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição - CONFHIC - se reúne de 7 a 18 de Outubro, em Linda-a-Pastora e em Fátima, num encontro que visa preparar a beatificação da portuguesa Maria Clara do Menino Jesus.

Cerca de 30 religiosas de Portugal continental e Açores, Espanha, Itália, Índia, Brasil, Moçambique e Califórnia representam todas as Fraternidades, espalhadas por 14 países, onde a Congregação está implantada.

Este evento será coordenado pela superiora geral, Ir. Maria da Conceição Galvão Ribeiro, e seu conselho, e orientado pela vice-postuladora do processo de canonização.

Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a CONFHIC tem a "esperança" de que a beatificação se possa "realizar no próximo ano, em Lisboa".

A 6 de Dezembro de 2008, Bento XVI autorizou a publicação do decreto que reconhece as "virtudes heróicas" da Irmã Maria Clara do Menino Jesus (1843-1899), natural de Lisboa, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

Madre Maria Clara do Menino Jesus nasceu na Amadora, a 15 de Junho de 1843. Foi batizada na Igreja de Nossa Senhora do Amparo - Benfica, a 2 de Setembro de 1843.

Recebe o hábito de Capuchinha, em 1869, tomando o nome de Irmã Maria Clara do Menino Jesus. É enviada a Calais - França, a 10 de Fevereiro de 1870, para fazer o Noviciado, na intenção de fundar, depois, em Portugal, uma nova Congregação.

Funda a primeira Comunidade, em S. Patrício - Lisboa, no dia 3 de Maio de 1871 e, cinco anos depois, a 27 de Março de 1876, a Congregação é aprovada pela Santa Sé. Ao longo da sua vida abre grande número de casas para recolher pobres e necessitados, em Portugal, e envia Irmãs para as Missões: Angola, Goa e Guiné-Bissau.

Morreu em Lisboa, no dia 1 de Dezembro de 1899.

Neste momento encontra-se em estudo, na Congregação para as Causas dos Santos, o processo de um presumível milagre, passo necessário para que seja considerada "beata".


O site oficial da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição é www.confhic.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...