23 novembro, 2010

Purgatório existe???



Essa é uma pergunta feita por muitos, não é?


Muitos acham que sim e outros que não, alegando que se trata de uma invenção da Igreja Católica, já que esta palavra -purgatório- não se encontra na Bíblia.


Mas, enfim, o que é purgatório?


De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (1030s) "os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do Céu. A Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório sobretudo no Concílio de Florença e de Trento."


Então conclui-se que Purgatório é um estágio ou estado e não um local onde as almas ficam para que seus pecados sejam perdoados. E apesar da palavra Purgatório não estar na Bíblia, a Igreja, iluminada pelo Espírito Santo, observa em algumas partes da Sagrada Escritura um momento em que almas são purificadas.


Em II Macabeus, onde Judas Macabeus celebra um sacríficio expiatório pelas almas dos soldados mortos no combate (II Mc, 12, 38-45).


Em Mateus 12, 31-32, Eis por que eu vos declaro: todo pecado, toda blasfêmia será perdoada aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. E se alguém profere uma palavra contra o Filho do Homem, isto lhe será perdoado; mas se falar contra o Espírito Santo, isto não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. Conclui-se que existe alguns pecados, desde que não seja contra o Espírito Santo, que podem ser perdoados no mundo vindouro, ou seja, após a morte.


A doutrina do Purgatório é cabível!E os que não acreditam que se convertam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...