05 setembro, 2012

Oração para alcançar a salvação (Santo Agostinho)





Socorrei-me, Senhor e vida minha, 
a fim de que não venha a morrer na minha maldade. 
Se não me criásseis, não existiria; 
criastes-me, passei a existir; 
se não me dirigirdes, cessarei de existir.

Não foram encantos ou méritos meus 
que vos compeliram a dar-me o ser, 
senão a vossa infinita munificência. 
Suplico-Vos, pois, 
que aquele mesmo amor 
que Vos compeliu à minha criação, 
possa igualmente compelir-Vos a reger-me; 
porquanto, que aproveita haver-Vos 
o vosso amor compelido a criar-me, 
se eu morrer na minha miséria, 
privado da direcção de vossa destra?

Obrigue-Vos, Senhor, 
a salvar-me essa mesma clemência 
que Vos levou a tirar do nada 
o que jazia no nada; 
vença-Vos em libertar-me a caridade 
que Vos venceu em criar-me, 
pois não é hoje menor este vosso atributo 
do que era então.

A caridade sois Vós mesmos, 
que sempre sois e não mudais. 
Não se Vos encurtou a mão,
que não possais salvar-me; 
nem se Vos endureceu o ouvido, 
que não mais Vos seja dado ouvir-me.

Amém.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...