10 dezembro, 2012

Início do Ano Litúrgico






O Ano Litúrgico começa no último domingo de novembro com o início do Tempo do Advento e termina na Festa de Cristo Rei. Ele é diferente do ano civil que começa em 01 de janeiro e termina em 31 de dezembro.

O Ano Litúrgico é como uma roda de festividades que apresentam todos os aspectos fundamentais da pessoa e da vida de Jesus Cristo. Ele tem como objetivo celebrar e atualizar todos os atos de Jesus em sua missão salvadora. Assim celebramos sua encarnação, seu nascimento, sua infância, sua adolescência, juventude, sua missão evangelizadora com seus milagres, ensinamentos, atitudes, até chegar a sua paixão, morte, ressurreição e glorificação.

Como vemos, este “ciclo” chamado também de “tempo” é celebrado todo ano e não se esgota nem se cansa, pois Jesus é sempre novo e seus atos são de valor eterno. Por isso que no “Tempo Litúrgico” vivemos o Kairós – que é o “Tempo da Graça”.

O Ano Litúrgico começa com o ADVENTO. Você, amigo leitor, sabe o que significa Advento, não sabe? Mas, mesmo assim, vamos recordar:

– Advento é tempo de gestação, expectativa e acolhimento. Esperar uma pessoa requer cuidadosa e alegre preparação. E, hoje, esperar o Senhor é aguçar nossa sensibilidade para captar os inúmeros sinais que revelam a transparência de Deus no meio de nós. Advento significa vinda, tempo de espera, chegada. É o tempo em que esperamos a chegada do Salvador Jesus. –

Advento é tempo de intensificar nosso desejo de felicidade plena, de relações fraternas e duradouras, de justiça e de paz. É afirmar profeticamente a esperança, superando todo pessimismo e desencanto que nos abatem e expressar o advento do Reino. Ao longo de 04 semanas a Igreja entoa um canto de esperança àquele que está por chegar, o Príncipe da paz, o Emanuel, Deus-Conosco.

O tempo do Advento possui dupla característica:É um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a 1ª vinda do Filho de Deus entre os homens, e é também um tempo em que, por meio dessa lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da 2ª vinda do Cristo no fim dos tempos. Por esse duplo motivo, no Advento, durante as celebrações usa paramentos roxos e os instrumentos musicais são usados com moderação, de modo a não antecipar a plena alegria do Natal do Senhor.

Para que o estimado(a) amigo(a) leitor possa entender melhor, em todos os anos na Igreja comemoram-se duas grandes festas:Páscoa e Natal. A Páscoa é a maior festa cristã porque celebra a ressurreição de Jesus e o Natal celebra o seu nascimento. Ambas são precedidas por um tempo de preparação (Quaresma/Advento).

Para termos possibilidade de conhecer maior número de textos dos evangelhos, a Igreja os distribui ao longo de 03 anos, chamando-os de Ano A, B, C. Encerramos no domingo, dia 21 de novembro, o Ano C, com a Solenidade de Cristo Rei. Iniciamos no dia 28/11 o Ano A, que se estenderá até a festa de Cristo Rei, em 2011. O Ano A é dedicado ao Evangelista São Mateus, o Ano B, a São Marcos e o Ano C a São Lucas. Estes evangelistas são conhecidos como sinópticos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...